A importância de verificar os relatórios

 Veja o que aconteceu com esse case:

Certa vez um cliente estava reclamando comigo sobre a campanha do Google, segundo ele o investimento no Google estava estagnado, e por isso ele estava pensando em cancelar o projeto (fiquei surpreso).

Nesse dia fiquei intrigado por que os relatórios diziam outra coisa!

Então Marquei uma reunião com ele, e no dia da reunião perguntei logo de cara se ele estava acompanhando os relatórios: a resposta Já era esperada “não Márcio faz tempo que não olho, meu dia é muito corrido”.

Tudo bem, então vamos analisar juntos o relatório, “sempre estive tranquilo em relação ao desempenho das campanhas no Google”. Confiante foi tranquilo para reunião.

checklist

Chegando lá fomos conferir juntos ponto a ponto o que estava acontecendo, então ele pôde verificar por conta própria o que estava ocorrendo. O relatório mostrava os números de acesso e conversão (ligações), e todos sabem que os números não mentem.

O fato é que o site estava recebendo muitas visitas, e chamadas pelos anúncios também, ele comprovou que o desempenho das campanhas estavam sendo elevado positivamente mês a mês, Nesse dia ele ficou surpreso pois não tinha visto o relatório os números do antes, apesar de todos os relatórios (com histórico) sempre estiveram disponíveis em sua conta online.

Então ele mesmo tirou suas próprias conclusões: as campanhas estavam indo muito bem obrigado, porém ficou no ar uma questão não respondida.

Por que então as vendas não estavam acompanhando os relatórios, o que estaria acontecendo ?

Então ele começou a investigar em sua própria loja física o que poderia ser.

avatar_0005_Camada-6Depois de um tempo ele me ligou, e disse que havia encontrado o problema, (ele trabalhava com aluguel de móveis para festa).

O que acontecia é que o funcionário, quando atendia o telefone falava para os clientes que não era possível alugar os móveis e materiais para festa, porque os entregadores não estavam disponíveis na loja, então toda vez que não havia pessoal para fazer as entregas o funcionário dispensava os clientes, sendo que a maneira mais inteligente de resolver seria acionar carreteiros para ajudar na entrega.

Bom isso é um exemplo de como relatório pode mostrar o que está sendo feito com o dinheiro que você está investindo todo mês e ainda apontar problemas, que muitas vezes não se apresentam claramente diante de nossos olhos.

Veja bem se ele acompanhas-se os relatórios regularmente, é certo que ele não teria tomado tanto prejuízo.

Meus queridos sei muito bem que vocês têm uma rotina agitada, mas é importante tirar um tempo para verificar o relatório, que está online em sua conta, e sempre que precisar da minha ajuda para esclarecer algo é só agendar.

navega

Os relatórios são gerados por programas que monitoram o seu site, como também de seus concorrentes, por isso sempre peço para verificarem o relatório, ele pode revelar coisas sobre seu site, loja virtual e até em sua loja física também, (no caso desse post um treinamento com o funcionário resolveu o problema, e aumento as vendas, sem aumentar o orçamento).

Então por hora é isso, fica esse case para vocês refletirem sobre a importância do relatório.

Deixe um comentário

Informações sobre o universo online

Espaço para saber mais sobre o que pode influenciar seus resultados relacionados ao seu website ou loja virtual.